Pediatra em Moema São Paulo
Constipação: as fórmulas infantis tem este poder?
5 de junho de 2017
Entenda mais sobre a ANEMIA, suas causas e como evitá-la
5 de junho de 2017

Na intolerância à lactose há dificuldade em se digerir o açúcar (lactose) do leite e derivados. Os sintomas são restritos ao trato gastrintestinal: diarreia, vômitos, distensão e flatulência.
Em crianças pequenas (< 2 anos) quase sempre esse quadro está associado a outros problemas (intolerância à lactose secundária à diarreia, doença celíaca, alergia ao leite, parasitoses). Por sua vez, em crianças maiores, a partir dos 3 anos, esse quadro pode acontecer sem significar doença. Isso porque a partir dessa idade a produção no intestino da enzima que digere a lactose (lactase) vai diminuindo e isso é normal.
O tratamento da intolerância à lactose é reduzir a quantidade de lactose da dieta, isso significa ingerir leite e derivados que contenham menor conteúdo de lactose. Não precisa excluir tudo de leite e derivados, como nos casos de alergia à proteína do leite de vaca. Varia de pessoa para pessoa a quantidade que será tolerada de lactose sem aparecimento de sintomas.
Felizmente, hoje há uma série de produtos que contém menor quantidade de lactose e que podem ser consumidos por intolerantes à lactose: leite de vaca com menor conteúdo de lactose, bebidas de soja, iogurtes, etc.
* Lembre-se: leite e derivados são fonte de nutrientes importantes, como o cálcio e por isso eles são importante e parte de uma alimentação saudável e variada.

Alimentos isentos ou com menor conteúdo de lactose:
-iogurtes de soja

-leites fermentados

-queijos maturados

-manteiga / margarina

-leite com baixo teor de lactose

-creme vegetal

-creme de soja

-leite condensado de soja

-pães e bolos sem leite

-tofu

-cacau

-chocolate de soja

-alguns chocolates amargos

-leite de coco

-biscoitos sem leite
Fonte:  http://www.semlactose.com/

carlos
carlos
Médico Pediatra formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Fez Residência Médica em Pediatria pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Membro da Sociedade Brasileira e Paulista de Pediatria. Faz parte do Corpo Clínico dos Hospitais Albert Einstein, Sírio Libanês e Santa Catarina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *