Descobrindo o terror noturno
24 de abril de 2017
Sexualidade na Infância
24 de abril de 2017

Sem dúvida, você sabe de cor todas as vantagens que uma noite de sono traz para seu filhote, certo, mamãe? E com relação ao cochilo à tarde, você conhece os benefícios?

A sonequinha à tarde é de praxe para as crianças pequenas, e elas adoram. Relaxante e revigorante, ela também é superimportante para o desenvolvimento e, por isso, deve ser incentivada e respeitada até os quatro anos de idade.

Seu filho brinca, observa, conhece o mundo ao redor e aprende muito nessa fase, tudo é descoberta. Com tanta novidade, ele precisa de um tempinho para assimilação, afinal, a quantidade de informação absorvida é imensa. E é aí que entra o cochilo da tarde.

Além de ser revigorante, já que recarrega as energias, dormir cerca de duas horas no período da tarde também melhora o rendimento dos pequenos, permite que eles aprendam mais, amplia os processos cognitivos e ajuda a evitar a superestimulação e o déficit de atenção.

Por isso, mamãe, levante essa bandeira e procure oferecer a seu filho atividades que respeitem isso.

Na escola, caso seu filho estude à tarde ou em período integral, informe-se sobre a possibilidade de ele manter essa rotina de sono.

Nos finais de semana, mesmo quando a diversão for mais atraente que a sonequinha, lembre-se de que a pausa é necessária. Para isso, não adianta forçar seu pequeno, é preciso desacelerar o ritmo. Você pode fazer isso incluindo uma leitura no meio da brincadeira, um filminho, ou até o próprio cochilo, e desfrutar dessas horas de descanso com ele.

Fonte :Texto original extraído do Blog Vida de Mãe –  www.nestle.com.br/vidademae

carlos
carlos
Médico Pediatra formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Fez Residência Médica em Pediatria pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Membro da Sociedade Brasileira e Paulista de Pediatria. Faz parte do Corpo Clínico dos Hospitais Albert Einstein, Sírio Libanês e Santa Catarina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *