O Teste da Orelhinha
24 de abril de 2017
Interprete melhor o rótulo dos alimentos
24 de abril de 2017

Este exame tem como objetivo ver um reflexo vermelho que aparece quando um feixe de luz  ilumina o olho do bebê. Quando presente significa que está tudo bem com o olho do bebê e que não há nada que atrapalhe a entrada e a saída de luz pela pupila. Esse teste descarta problemas na estrutura do olho como catarata e glaucoma, que se não forem diagnosticados e tratados precocemente vão atrapalhar o desenvolvimento normal da visão.

Esse exame deve ser feito em todos os bebês logo após o nascimento, ainda na maternidade. É simples e não dói. O médico usa um oftalmoscópio para observar o olho do bebê enquanto o examina. Se for encontrado algum problema a criança será encaminhada ao oftalmologista.

Durante esse exame o médico também examina todas as estruturas externas do olho para ver se está tudo dentro do normal e consulta após consulta a gente observa a evolução da visão, movimentos dos olhos e capacidade da criança fixar o olhar.

 

carlos
carlos
Médico Pediatra formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Fez Residência Médica em Pediatria pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Membro da Sociedade Brasileira e Paulista de Pediatria. Faz parte do Corpo Clínico dos Hospitais Albert Einstein, Sírio Libanês e Santa Catarina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *