O que é uma lancheira saudável?
6 de junho de 2017
Conheça o DHA – importante nutriente para a saúde do bebê
6 de junho de 2017

O leite de vaca (caixinha UHT, leite tipo A, tipo B ou tipo C, o leite em pó não
modificado) não deve ser dado para bebês menores de um ano, seu consumo associa-se com maior chance de doenças em curto prazo (ex: anemia) e longo prazo (ex: obesidade, pressão alta), e mesmo para crianças maiores de um ano seu consumo não deve ser exagerado também, no máimo 700 mL por dia. Nessa fase a criança tem que comer bem outros alimentos e o leite complementa a alimentação.
Quais os problemas em se consumir leite de vaca em bebês pequenos? A sua composição de nutrientes é inadequada, tem coisas a mais e coisas a menos que sobrecarregam ou fazem falta para o organismo do bebê que está em franco crescimento e desenvolvimento. O leite de vaca tem:

· Menor conteúdo de vitaminas: importantes para o crescimento da criança

· Menor quantidade de ferro e zinco: importantes para se evitar anemia

· Quantidade grande de proteína: que pode exigir mais trabalho dos rins

· Maior quantidade de sódio: que aumenta o risco de pressão alta na vida adulta

carlos
carlos
Médico Pediatra formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Fez Residência Médica em Pediatria pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Membro da Sociedade Brasileira e Paulista de Pediatria. Faz parte do Corpo Clínico dos Hospitais Albert Einstein, Sírio Libanês e Santa Catarina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *