Como estimular os cuidados de higiene na fase pré-escolar
31 de maio de 2017
1 ano! Fase de maior independência
31 de maio de 2017

– Geralmente a criança de 2 anos já está preparada para a retirada gradual das fraldas. Vale sempre lembrar que cada criança tem seu desenvolvimento e seu tempo para aquisição de habilidades. Não deve haver pressa nesse processo.

– O primeiro sinal de que essa fase está começando é quando a criança começa a pedir ou avisar que está fazendo xixi ou cocô. Nesse momento é muito importante que ela esteja sempre com roupas confortáveis e fáceis de ser removidas e que o acesso ao penico ou banheiro seja adequado.

– Aos poucos essa fase vai evoluindo, a criança já fica familiarizada com a “sensação” e com o que acontece depois. A partir daí é possível tentar deixá-la sem fralda durante os períodos em que está mais acordada. Tenha paciência. Haverá dias em que isso será mais fácil e outros em que será mais difícil.

– Quando a criança passar grande parte do dia seca, a fralda poderá ser retirada. A fralda noturna demora um pouco mais para ser retirada. Comece a pensar nisso quando a criança acordar seca vários dias da semana.

– O fato de a criança ficar um tempo maior sentada no vaso sanitário ou no penico sem fazer nada é normal, faz parte do treinamento esfincteriano.

– Não se chateie nem exagere nos elogios quando o processo dá errado ou certo. Lembre que isso tudo é um processo de amadurecimento natural.

carlos
carlos
Médico Pediatra formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Fez Residência Médica em Pediatria pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Membro da Sociedade Brasileira e Paulista de Pediatria. Faz parte do Corpo Clínico dos Hospitais Albert Einstein, Sírio Libanês e Santa Catarina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *