– Geralmente a criança de 2 anos já está preparada para a retirada gradual das fraldas. Vale sempre lembrar que cada criança tem seu desenvolvimento e seu tempo para aquisição de habilidades. Não deve haver pressa nesse processo.
– O primeiro sinal de que essa fase está começando é quando a criança começa a pedir ou avisar que está fazendo xixi ou cocô. Nesse momento é muito importante que ela esteja sempre com roupas confortáveis e fáceis de ser removidas e que o acesso ao penico ou banheiro seja adequado.
– Aos poucos essa fase vai evoluindo, a criança já fica familiarizada com a “sensação” e com o que acontece depois. A partir daí é possível tentar deixá-la sem fralda durante os períodos em que está mais acordada. Tenha paciência. Haverá dias em que isso será mais fácil e outros em que será mais difícil.
– Quando a criança passar grande parte do dia seca, a fralda poderá ser retirada. A fralda noturna demora um pouco mais para ser retirada. Comece a pensar nisso quando a criança acordar seca vários dias da semana.
– O fato de a criança ficar um tempo maior sentada no vaso sanitário ou no penico sem fazer nada é normal, faz parte do treinamento esfincteriano.
– Não se chateie nem exagere nos elogios quando o processo dá errado ou certo. Lembre que isso tudo é um processo de amadurecimento natural.