Distúrbio do sono no bebê e na criança
29 de junho de 2021
Como ensinar a criança a lidar com as frustrações da vida?
12 de julho de 2021

Vício em jogos eletrônicos

Quais são os sinais importantes para pensarmos em vicio em jogos eletrônicos? O termo “Internet Gaming Disorder”  é descrito como uso persistente e recorrente de jogos on-line (que não envolvam apostas) associado a prejuízo ou sofrimento significativos e indicado pela presença de 5 ou mais dos sintomas abaixo por período de 12 meses:

1-Preocupação com jogos on-line (o indivíduo pensa constantemente sobre o jogo, que se torna a atividade mais relevante de sua vida)

2- Sintomas de abstinência quando a pessoa se afasta do jogo (esses sintomas são tipicamente descritos como irritabilidade, ansiedade ou tristeza, mas sem os sinais físicos de abstinência)

3-Tolerância – necessidade de passar cada vez mais tempo jogando on-line

4-Tentativas fracassadas de controlar sua participação nos jogos

5-Perda de interesse nos hobbies e entretenimentos anteriores como consequência dos jogos on-line

6-Manutenção do uso excessivo de jogos on-line apesar do reconhecimento de problemas psicossociais

7- Mentir para familiares, terapeutas e outros com relação ao tempo utilizado nos jogos

8-Uso dos jogos on-line para escapar ou aliviar um humor “negativo” (exemplo, sentimentos de impotência, culpa, ansiedade)

9-Colocar em risco ou ter perda significativa de um relacionamento, trabalho, ensino ou oportunidade de carreira por causa do envolvimento com os jogos.

Se for pensado nesta hipótese, a família deve procurar ajuda do seu médico para tratamento e acompanhamento deste adolescente.