Distúrbio do sono no bebê e na criança
29 de junho de 2021
Como ensinar a criança a lidar com as frustrações da vida?
12 de julho de 2021

Vício em jogos eletrônicos

Quais são os sinais importantes para pensarmos em vicio em jogos eletrônicos? O termo “Internet Gaming Disorder”  é descrito como uso persistente e recorrente de jogos on-line (que não envolvam apostas) associado a prejuízo ou sofrimento significativos e indicado pela presença de 5 ou mais dos sintomas abaixo por período de 12 meses:

1-Preocupação com jogos on-line (o indivíduo pensa constantemente sobre o jogo, que se torna a atividade mais relevante de sua vida)

2- Sintomas de abstinência quando a pessoa se afasta do jogo (esses sintomas são tipicamente descritos como irritabilidade, ansiedade ou tristeza, mas sem os sinais físicos de abstinência)

3-Tolerância – necessidade de passar cada vez mais tempo jogando on-line

4-Tentativas fracassadas de controlar sua participação nos jogos

5-Perda de interesse nos hobbies e entretenimentos anteriores como consequência dos jogos on-line

6-Manutenção do uso excessivo de jogos on-line apesar do reconhecimento de problemas psicossociais

7- Mentir para familiares, terapeutas e outros com relação ao tempo utilizado nos jogos

8-Uso dos jogos on-line para escapar ou aliviar um humor “negativo” (exemplo, sentimentos de impotência, culpa, ansiedade)

9-Colocar em risco ou ter perda significativa de um relacionamento, trabalho, ensino ou oportunidade de carreira por causa do envolvimento com os jogos.

Se for pensado nesta hipótese, a família deve procurar ajuda do seu médico para tratamento e acompanhamento deste adolescente.

carlos
carlos
Médico Pediatra formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Fez Residência Médica em Pediatria pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Membro da Sociedade Brasileira e Paulista de Pediatria. Faz parte do Corpo Clínico dos Hospitais Albert Einstein, Sírio Libanês e Santa Catarina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *