Farmacinha doméstica
24 de abril de 2017
O Teste da Orelhinha
24 de abril de 2017

Toda criança nascida no Brasil tem direito ao Teste do Pezinho (Triagem Neonatal). Esse exame muito simples é capaz de diagnosticar diversas doenças potencialmente graves que se não forem detectadas precocemente comprometem muito a saúde da criança.

Por sua vez, com o teste do pezinho é possível se fazer o diagnóstico antes mesmo do aparecimento dos sintomas.

Ele deve ser feito depois das 48 horas de vida (quando o bebê já está mamando) até 30 dias – ideal entre 3º e 7º dias de vida.

O objetivo do “Teste do Pezinho” é diagnosticar, no mínimo, 4 doenças: Hipotireoidismo Congênito, Fenilcetonúria, Hemoglobinopatias (anemias hereditárias) e Fibrose Cística.

O exame é feito com uma pequena punção no calcanhar do bebê e coleta de algumas gotas de sangue em papel filtro especial que, após estar seco, é embalado e enviado para avaliação.

Teste do Pezinho é apenas um teste de triagem. Um resultado alterado não implica em diagnóstico definitivo de qualquer uma das doenças, necessitando, de exames confirmatórios.

Ainda existe a possibilidade de se realizar o Teste do pezinho ampliado, que pode rastrear mais de 30 doenças.

 

 

 

carlos
carlos
Médico Pediatra formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Fez Residência Médica em Pediatria pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Membro da Sociedade Brasileira e Paulista de Pediatria. Faz parte do Corpo Clínico dos Hospitais Albert Einstein, Sírio Libanês e Santa Catarina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *