Sinais e Sintomas mais comuns na criança de 2 a 3 anos
Sinais e Sintomas mais comuns na criança na fase pré-escolar

A Doença Celíaca acontece quando uma criança, que tem predisposição genética, entra em contato e não tolera o glúten da dieta. O glúten é uma proteína que está contida no Trigo, Aveia, Centeio e Cevada.

O que é importante saber?

Só tem doença celíaca quem tem predisposição genética. Por isso é comum que uma mesma família tenha vários membros, de diferentes gerações, comprometidos.

Na doença celíaca há achatamento da vilosidade intestinal, com prejuízo da absorção dos nutrientes. É como se o intestino ficasse inflamado, o que prejudica seu funcionamento normal.

A Doença Celíaca não tem cura. Entretanto, é possível ter vida normal se os alimentos que contém glúten não forem ingeridos

A Doença Celíaca, na sua forma mais clássica, começa na infância e tem como sintomas diarréia e desnutrição, entretanto, formas não tão clássicas podem acontecer com apresentação clínica diferente. Por exemplo:

–  Crianças – comprometimento do crescimento (altura), anemia, hipoproteinemia* e irritabilidade.

–  Adultos – osteoporose, constipação e esterilidade ( dificuldade em ter filhos )

O tratamento da doença celíaca é a total exclusão do glúten da alimentação durante toda a vida.

Deve-se evitar alimentos que contenham trigo, aveia, centeio e cevada.

Para fazer o diagnóstico de doença celíaca é necessária a avaliação médica cuidadosa, exames complementares como de sangue (anticorpos contra doença celíaca) e endoscopia digestiva com biópsias de intestino.

Para verificar os alimentos proibidos e permitidos, acesse o site www.acelbra.org.br

* hipoproteinemia-redução da quantidade de proteína circulante no sangue que pode levar a inchaço no corpo.