Doença Celíaca – o que é importante saber?
Sinais e Sintomas mais comuns na criança de 1 ano

Nessa fase a criança fica menos doente. Isso acontece porque grande parte do calendário vacinal já está quase completo, o sistema imunológico já está mais maduro e a criança mais resistente. É um período de calmaria, em relação à processos infecciosos. Ainda sim é comum acontecer:

Febre

Trata-se da elevação da temperatura corpórea. É considerada febre a temperatura axilar, medida por meio de termômetro, que está acima de 37,8 °C.

– O período do dia (no final da tarde a temperatura da criança é maior do que à noite ou pela manhã), a atividade física e a quantidade de roupas influenciam a temperatura corporal normal da criança.

– É uma resposta do organismo a uma situação em que ele se defende de algum agente agressor, como uma infecção.

– As causas mais comuns da febre são infecções benignas: gripes, otites.

– A febre pode ser tratada com antitérmicos prescritos pelo médico. Além disso, deve-se reduzir o número de roupas e dar banho.

– Quando a febre preocupa mais (sinais de alerta):

– Crianças de qualquer idade com febre acima de 39 °C.

– Crianças de qualquer idade, com qualquer intensidade de febre, que estejam abatidas e prostradas (sem brincar) ou que apresentem outros sintomas associados à febre, como falta de ar, manchas na pele, vômitos ou diarréia.

Tosse

Trata-se de um mecanismo de defesa do sistema respiratório diante de um agente agressor, inflamatório ou infeccioso. Pode ser seca ou produtiva (com catarro). Diversas doenças levam a quadros mais ou menos intensos de tosse. Como se trata de um mecanismo de defesa, a tosse não deve ser inibida. Ajuda muito o uso de remédios fluidificantes (que deixam a secreção menos espessa, favorecendo a expectoração), como lavagem do nariz com soro fisiológico e inalações.

Gripes e resfriados

Gripes e resfriados são processos infecciosos das vias aéreas superiores que ocorrem com muita frequência. São causados por tipos diferentes de vírus.

Os sintomas mais comuns são:

– Febre, que pode ser alta, mas não dura mais do que 3 ou 4 dias.

– Obstrução nasal.

– Tosse, que pode ser produtiva (com catarro) ou mais irritativa (seca).

– Queda do estado geral (a criança não quer brincar, fica prostrada e não come direito).

Geralmente a gripe e os resfriados passam sozinhos (após uns 5 dias) e não trazem complicações à criança além do incômodo.

Broncoespasmo

É o chiado no peito acontece em crianças que tem mais alergias ou que estão com uma gripe mais forte. Os sintomas são dificuldade para respirar, “chiado” quando coloca o ar para fora e força para fazer os movimentos da respiração.

No caso de dúvida, marque uma consulta para conversarmos melhor.