Esclarecendo dúvidas sobre Dermatite
O Teste do pezinho

A finalidade destas informações não é fornecer aos pais a lista de todos os medicamentos que possam ser necessários para situações de emergência.

Vamos tentar listar alguns produtos e medicamentosnecessários em situações do dia-a-dia e que possam diminuir o desconforto dascrianças.

Podemos dividir a nossa “farmácia” em produtos destinados aos recém-nascidos, às crianças maiores e o que levar nas viagens.

Para os recém-nascidos é conveniente providenciar antes de ir para a maternidade os seguintes itens:

1. Um pacote de fraldas de recém-nascidos.
  2. Caixa de hastes flexíveis de algodão.
  3. Algodão, de bolas ou os quadrados, para higiene genital.
  4. Lenços umedecidos de qualidade.
  5. Pacotinhos degaze estéreis (para higiene genital e/oulimpeza dos olhos, aonde não se deve usar algodão).
  6. Recipientes para acondicionar adequadamente estes produtos.
  7. Sabonete neutro e xampu (que devem ser usados em pequenas quantidades e testados quanto à sensibilidade do bebê).
  8. Álcool 70 para higiene do coto umbilical.
  9. Garrafa térmica para água morna para higiene genital.

10.Tesourinha sem ponta ou cortador reto de unhas.

11.Pente e escova de cerdas macias.

12.Termômetropara medir temperatura corporal e os que servem para medir a temperatura da água do banho.

13.Pomadas à base de óxido de zinco para prevenir assaduras.

14.Soro fisiológico nasal para ajudar na higienização das narinas.

15.Bolsa de água quente e aspirador nasal.

16.Medicamento antitérmico, inicialmente à base de paracetamol.

17.Medicamento para gases,conforme orientação do Pediatra, à base de simeticona.

18.Cesta para acondicionar todos esses itens.

A “farmácia” das crianças maiores.

Muitos pais administram medicamentos para as crianças mesmo com sintomas mínimos. Evite o abuso de medicamentos que você não está acostumado a usar.

Febre:

No caso da febre, ela não é a causa primária da doença. É um aviso do organismo de que algo não vai bem.  O primeiro objetivo de tratar a febre é dar conforto à criança. Este é o princípio que deve nortear o uso de medicamentos em casa. Deve -se estar sempre atentos a possíveis sinais e sintomas de alguma doença mais séria.

Medicamentos para febre:

Acetaminofen, ibuprofeno e dipirona. Procurar utilizar a forma mais aceita pela criança. Os medicamentos em gotas são mais fáceis de memorizar a dose. Existem medicamentos com sabores em forma de solução e também supositórios de dipirona, quando as crianças que não aceitam por boca.

Os medicamentos para febre também servem para a dor.

Vômitos / enjoo / viagens:

Existem muitos preparados. Acostume-se a utilizar os preparados em gotas de um ou dois tipos. (Bromoprida e Dimenidrato).

Gases e cólicas:

Uso generalizado, efeito controverso. Sal: Simeticona gotas.

Anti-inflamatórios:

Deveriam ser utilizados apenas com receita médica, porém, para viagens, com maior dificuldade de acesso à assistência médica, viagens mais distantes, é bom levar.

Cetoprofeno gotas.

Antibióticos:

Para viagens longas e com receita calculada pelo Pediatra pode ser levado o produto de uso costumeiro. Sempre que possível conversar com o Pediatra. É muito complicado comprar este tipo de medicamento no exterior.

Antialérgicos:

Os pais de crianças portadoras de rinite, eczema e asma já sabem qual o medicamento a ser levado. Para eventual alergia alimentar ou picadas de insetos levar antialérgicos mais modernos e que não dão sono como a desloratadina ou a fexofenadina. Estes medicamentos servem também para coriza de um resfriado mais forte.

Asma:

Geralmente as crianças asmáticas têm a sua farmácia especial para crises e medicamentos de manutenção. Levar sempre e quando não acompanhados pelos responsáveis, tersempre um  adulto para contato.

Diarreia:

O melhor é fazer dieta adequada e aumentar a oferta de líquidos e/ou soros orais. Podem ser usados os probióticos em sachés ou cápsulas.